segunda-feira, 2 de junho de 2014

Por que padres abandonam o catolicismo e tornam-se evangélicos?

Não é muito raro encontrar histórias de amor envolvendo padres e mulheres que terminam com o abandono do sacerdócio por parte do religioso, a mídia e a literatura estão cheias desses exemplos. No entanto, no Brasil é crescente o número de padres que abandonam a batina não por um "amor carnal", mas por um amor a outra fé, o protestantismo.

A Igreja Católica sempre enfrentou cisões e revoltas internas, contudo esse fenômeno só ficou conhecido mundialmente após a Reforma Protestante. O primeiro católico respeitado a converter-se ao cristianismo protestante foi o próprio Martin Lutero (1483-1546), a ele é creditado a fundação do protestantismo. Depois deles muitos seguiram essa tendência entre eles o reformador da Suiça João Calvino (1509-1564) e muitos outros europeus  do século XVI que acreditaram na na proposta da Reforma. No Brasil um dos relatos mais antigos talvez tenha sido o do padre Português Manoel Morais, padre jesuíta, mandado pela Companhia de Jesus para catequizar os Índios, mas que durante a Invasão holandesa na Paraíba, precisamente no ano de 1623 converteu-se ao calvinismo, foi para Holanda e lá casou-se com uma mulher tornando-se sacerdote (pastor) protestante. 
Séculos depois na mesma Paraíba outro sacerdote católico Lourival Luiz de Sousa abandona a "batina" por uma "gravata", veja a reportagem da época:
"03.05.2010 - O Padre Lourival Luiz de Sousa pediu na manhã deste sábado (01), o afastamento dos serviços sacerdotais da Igreja Católica.O documento foi entregue ao próprio Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José Gonzáles." (...) Padre Lourival recebeu a ordenação ao sacerdócio católico em 18/06/2000 e exercia o sacerdócio há quase 10 anos.
Ao longo desse período ele foi o pároco das cidades de Aguiar/PB, Igaraci/PB, Diamante/PB, Boa Ventura/PB, Curral Velho/PB e Belém do Brejo do Cruz/PB, tendo visitas marcantes em igrejas de outras cidades, e, ainda era auxiliar nas igrejas de Sousa e Cajazeiras.
Diocese se pronuncia:
O portal Diário do Sertão procurou o Vigário Geral da Diocese, Padre Agripino Ferreira, que confirmou o afastamento de Padre Lourival de Sousa das suas funções sacerdotais.
Agripino lamentou a saída do colega e afirmou à reportagem que espera que Lourival possa rever sua decisão.


Atualmente o ex-padre é membro da igreja Assembleia de Deus, é também um missionário dedicando-se  a testemunhar sobre sua conversão em todo o Brasil.
Esses não são os únicos exemplos de ex-padres que se converteram ao protestantismo. Na internet, é muito comum encontrar testemunhos de ex-padres que se espalham pelo Brasil  falando sobre o porquê de uma mudança tão radical. Não é difícil perceber que esse fenômeno está ligado diretamente  a um crescimento do protestantismo no Brasil. Mas a pergunta que não quer calar: Porque esses padres tem abandonado o sacerdócio? Assista o vídeo e perceberás melhor. 
    
Fontes: 
youtube.com
rainhamaria.com.br
historiadaparaiba.blogspot.pt