Primeiro quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Pastor Cesino, pelo contrário as informações que tenho sobre ele é de ser um homem sério, honrado. Isso me parece ser verdade no momento em que ele mesmo (diferente do seu filho) aparece em público para falar dos exageros, pecados e da vergonha que muitos pregadores, cantores cometeram no congresso realizado por sua igreja.
As denúncias contra os Gideões da Última Hora, são antigas. Desde pastores que pagam para pregar e cantoras que pagam para ter direito à aparecerem neste evento, além destas últimas que o próprio pastor Cesino é o delator de tão tristes histórias.
Não só isso! Pense nesta última edição que uma réplica da Arca da Aliança foi conduzida até o altar onde os crentes se ajoelhavam diante dela, isso é no mínimo vergonhoso. A influência neopentecostal nessa igreja é coisa antiga.
Não estou aqui a defender esses movimentos de grande aglomeração de pessoas, cheios de homens, e com pouco espaço para Cristo, mas se percebermos o vídeo é o próprio pastor que está à acusar os irresponsáveis que tais coisas fizeram e dizendo que esses não tem mais vez em seu Congresso (não se pode provar que foi sanado o problema). Mas quem não lembra de Lutero que começa a reforma seríssima e alguns entendem de outra forma tentando desvirtuar a Reforma Luterana. foi o caso de Thomas Muntzer em 1524 e a Revolta Camponesa Alemã. A história está cheia desses exemplos.
O que quero dizer é que talvez no princípio este movimento foi realmente bom, que teve características de avivamento, mas que com o passar do tempo perdeu seu foco, e em meio a tantos compromissos com missionários, foi aos pouco se tornando um meio de lucro para manter seu "grande projeto". Não acho interessante o Congresso dos Gideões da Última Hora, principalmente porque acho fugir "quilômetros" dos princípios de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Todavia acho que muita gente se aproveita para falar mal destes eventos, se há algo para falar mal da Assembleia de Deus alguns, "descem o porrete". Também acho que isso não é desculpa para que, nós assembleanos, sejamos tolos em achar que um pregador gritando está cheio do Espírito. Fico aqui com a frase de Cristo. "Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos." (Lucas 6:44)
Peço-vos que vejam o vídeo e percebam isto, é o próprio pastor que está a condenar os atos dos mercenários... Mas não estou dizendo que esses "lobos deixaram de tentar tragar as ovelhas de Cristo". Oremos pela igreja Brasileira.