No Brasil é muito comum confundir os termos evangélico e protestante, contudo esses termos são bem diferentes, apesar de que, a cada dia a interação entre protestante e evangélicos (pelo menos no Brasil) é muito grande, claro com suas diferenças.
Para primeiro definirmos o que é evangélico precisamos saber o que é ser protestante: Usa-se o termo protestante para definir os cristãos que tem ligação direta (surgiram) com a Reforma Protestante no século XVI, entre eles, os Presbiterianos, Luteranos e Anglicanos. O protestantismo não foi um movimento de independência da igreja católica, mas de reforma, tentavam modificar a Igreja, aproximando-a novamente ao padrão do cristianismo Antigo, dos pais da igreja e de Agostinho, por isso é possível entender a forte liturgia, que ainda hoje se assemelha a Igreja de Roma, o batismo de crianças e também o batismo por aspersão herdados da Igreja Católica, além de outros elementos do culto. Os protestantes tem sua doutrina baseada na Bíblia, através das seus líderes "maximus" (principalmente Calvino, Lutero e Henrique VIII), mas também nos seus muitos sínodos que elaboraram e organizaram, doutrina, ou regras de Fé. O protestantismo foi a primeira forma de evangelho não católico anunciado no Brasil, principalmente por meio dos calvinistas (termo utilizado para definir os presbiterianos) holandeses, franceses e depois por missionários ingleses e americanos, conservando ainda hoje uma influência muito forte de sua teologia, ensino, cultura e educação no meio da comunidade protestante e evangélica.
E o que é ser evangélico? O dicionário mais famoso da lingua brasileira¹ diz que evangélico: adj. Relativo ao Evangelho; conforme ao Evangelho: uma vida evangélica. / Que pertence à religião reformada: construir um templo evangélico. O termo surge para definir aquele que vive segundo ao evangelho, que tem como única regra de fé e prática o evangelho. não quer dizer que são todos pertencentes a religião reformada. Em termos sociológicos define-se com evangélicos um grupo de não católicos que professam o Evangelho, tendo como tronco a reforma protestante, mas que não conservam todos os seus princípios, diferenciam principalmente na experiência do Espírito Santo, na crença dos Dons, não praticam batismo de crianças e a forma de batismo (de sua grande maioria) é por imersão e na doutrina da salvação, não diferenciam só em relação a doutrina, também no que se diz respeito a organização de liderança e de governo da igreja. Os evangélicos são, em sua maioria, pentecostais, derivados das novas crenças do Espírito Santo, trazidos através dos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren vindos dos Estados Unidos e que chegaram ao Brasil no ano de 1910.
Os evangélicos crêm na doutrinas fundamentais pregadas também pelos protestantes, trindade, no credo apostólico, a autoridade suprema da bíblia em relação as suas doutrinas. Divergem principalmente da doutrina da salvação, e na Doutrina do Espírito Santo, mas é comum encontrar membros de igrejas evangélicas e protestantes que partilham de ambas as doutrinas sem muita rejeição.
O número de evangélicos, tem crescido em todo o mundo, sendo o grupo cristão que mais cresce no planeta, todavia isso não pode ser considerado uma boa notícia, já que, hoje o termo foi banalizado e grupos dos mais diversos, apropriam-se do termo, se autodenominando com evangélicos sem ser, sem nem conhecerem o sentido da palavra e sua raiz histórica.
O que não é ser evangélico? igrejas apóstolicas, igrejas de teologia liberal, igrejas que pregam as doutrinas da prosperidade, resumindo, confissão positiva, batalha espiritual, resumindo igrejas que não têm a bíblia com soberana em suas doutrina.
Em certo sentido, os protestantes e evangélicos são muito parecidos, apesar de suas diferenças.
Crédito das fotos: Google imagem.
Para saber mais.
¹http://www.dicionariodoaurelio.com/Evangelico.html
http://www.editoracpad.com.br/assembleia/historia.php?i=2
http://www.mackenzie.com.br/6994.html
http://www.swissinfo.ch/por/reportagens/Igrejas_evangelicas_crescem_na_Suica.html?cid=31668052