Hoje é muito comum chamar de seitas todas as igrejas "evangélicas" que ensinam erros doutrinários, enchemos nossa boca e dizemos; É uma seita! E as vezes não sabemos realmente definir uma seita de um erro teológico. A teologia da prosperidade, batalha espiritual, confissão positiva, G 12, teísmo aberto, e outra aberrações que, de uma forma ou de outra, entram no meio das igrejas mais saudáveis, principalmente por meio de irmãos neófitos (não só), causam males irreversíveis a igreja e aos que nelas crêem. Apesar de não ser meu forte tentarei falar um pouco sobre como definir uma seita de forma simples usado o Credo Apostólico.
Existem doutrinas que são fundamentais a todas as igrejas cristãs, são elas que definem nossa fé em Jesus, sendo a adulteração dessas doutrinas considerada com heresia e a organização que promovem esse ensino uma Seita. Mas como conhecer as doutrinas fundamentais? O problema das seitas e das heresias não vem de hoje, já no início da igreja apostólica, a proliferação de ensinamentos erróneos circundavam a igreja primitiva, os principais eram os gnósticos, nicolaísmo e entre os Séculos II ao IV, além dessas heresias mais comuns, surgiram novas heresias cerintianismo, montanísmo, arianismo, maniqueismo, donatismo.
Existem doutrinas que são fundamentais a todas as igrejas cristãs, são elas que definem nossa fé em Jesus, sendo a adulteração dessas doutrinas considerada com heresia e a organização que promovem esse ensino uma Seita. Mas como conhecer as doutrinas fundamentais? O problema das seitas e das heresias não vem de hoje, já no início da igreja apostólica, a proliferação de ensinamentos erróneos circundavam a igreja primitiva, os principais eram os gnósticos, nicolaísmo e entre os Séculos II ao IV, além dessas heresias mais comuns, surgiram novas heresias cerintianismo, montanísmo, arianismo, maniqueismo, donatismo.
Possivelmente já havia um credo apostólico, uma confissão de fé que a igreja do II século já utilizava com bases do ensino dos Apóstolos, mas será em Niceia no ano de 325 que os bispos cristãos reúnem-se e elaboram o famoso Credo Niceno:
- Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
- Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos : Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós homens foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
- Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado : Ele que falou pelos Profetas.
- Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.
- Professo um só baptismo para remissão dos pecados.
- E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir.
- baseado-se na forma antiga do credo:
A forma Romana Antiga Forma recebida 1. Eu creio em Deus Pai Todo-Poderoso1. Eu creio em Deus Pai Todo-Poderoso
[Criador dos céus e da terra].2. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;3. Que nasceu pelo Espírito Santo da Virgem Maria;3. Que foi [concebido] pelo Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria;4. Foi crucificado sob Pôncio Pilatos e foi sepultado;4. [Padeceu] sob Pôncio Pilatos, foi crucificado,
[morto] e sepultado[Desceu ao Inferno (Hades)];5. Ao terceiro dia levantou-se dos mortos;5. Ao terceiro dia levantou-se dos mortos;6. Ascendeu aos céus; e sentou à direita do Pai;6. Ascendeu aos céus; e sentou-se à mão direita de [Deus]Pai [Todo-Poderoso];7.De onde virá para julgar os vivos e os mortos.7. De onde virá para julgar os vivos e os mortos.8. E no Espírito Santo;8. [Eu creio]no Espírito Santo;9. Na Santa Igreja;9. Na Santa Igreja [Católica];[Na comunhão dos santos];10. No perdão dos pecados;10. No perdão dos pecados;11. Na ressurreição do corpo (carne).11. Na ressurreição do corpo (carne);12. [E na vida eterna].
Apesar das diferenças entre o credo romano antigo e o niceno (que a Igreja Católica achou bem colocar conceitos que contribuíssem para a unificação da cristandade em Roma), pode ter aqui uma gama de doutrinas que definem e unificam a fé Cristã.
1. Onipotência de Deus
2.Jesus filho de Deus e única forma de chegar-se a Deus, O único Salvador dos homens.
3. Gerado pelo Espírito Santo miraculosamente na virgem Maria (nascimento virginal de Cristo). Sem ter contacto com o pecado.
4. Cruscificação e morte de Cristo (Ênfase ao agente histórico Pônsio Pilatos).
5. Ressurreição de Cristo.
6. Ascenção de Cristo, aos céus.
7. A segunda volta de Cristo para buscar sua igreja e julgar vivos e mortos.
8. O Espírito Santo como pessoa da Santíssima trindade.
9. A existência de uma santa igreja invisível, sem cor, raça, denominação, a grande congregação dos Santos. (não a Igreja politicamente estabelecida em Roma através dos séculos)
10. O perdão de pecados.
11. Na ressurreição de todos os mortos e transformação do corpo dos vivos.
Apesar da Igreja Católica já ter adulterado o credo, este ainda é, uma forma de definir uma verdadeira seita.
doutrinas como trindade (não aceitas por Grupos como Voz da Verdade, Testemunhas de Jeová, Mormons) e muitos outros ensinamentos que sutilmente ofendem essas doutrinas, devem ser condenados. Desta forma lembre-se do Credo Antigo, e se algúem ensinar algo que não esteja de acordo, definitivamente pode ser considerado como uma seita.
Para mais informações ver:
http://www.cacp.org.br/heresias-primitivas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Credo
http://www.cacp.org.br/heresias-primitivas/