A Páscoa tem um sentido muito forte, para os Judeus é a festa do livramento, a festa em que Deus liberta-os das mãos de Faraó. Para os Cristãos é comemorar a morte e ressurreição de Cristo. Em uma cronologia ambas as festas estão intrinsecamente ligadas, a pascoa judaica era a anunciação da grande pascoa, a verdadeira pascoa, Jesus Cristo. Milhares de pessoas no mundo celebram essa festa tanto judeus como cristãos e até não cristãos, com o advento da globalização, mercado, e consumo, a pascoa tornou-se a "festa do chocolate" do "coelhinho" ou do "não comer carne" e do "vinho", da lista de compra para ceia de pascoa, o sentido foi muito afetado, mesmo assim muitas pessoas assistiram peças emocionantes, o filme sobre a paixão de Cristo, refletiram, sofreram, choraram, outros saíram à rua para dizer que Jesus era a verdadeira pascoa, mas é agora que a pascoa já passou? O que fica para nós disto tudo?
Voltamos a nossa vida, ainda aproveitando o nosso o feriado, durante a semana já fizemos nossa oração, já fomos a missa, pronto! Na realidade não deveria ser assim. A pascoa tem o sentido de fazer memória da morte e ressurreição de Cristo, mas, já que ele ressuscitou devemos viver dia a dia em sua presença. Não é só um reflexão anual, mas diária.
A pascoa deveria servir para aprendermos com Cristo, o lava pés, a humildade, a sua serenidade em receber a condenação na certeza de sua ressurreição e principalmente seu triunfo sobre a morte. Para por em prática os ensinamentos da pascoa é fundamental tem uma comunhão diária com o Rei que ressuscitou no domingo!
Que a pascoa não seja para você só mais uma festa, um feriado, a oportunidade de comer com a família ou de ganhar ovos de chocolate, mas que seja apenas uma semana nas muitas que viveremos na presença de Cristo.
O Senhor Jesus foi preparar um banquete especial para ti, aguarde, não troques o eterno pelo perecível.
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3)