A páscoa foi instituida por Deus ao povo de Israel quando saíam do Egito. Era um ritual muito pouco saboroso, pegava-se, "O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."(Êxodo 12:5 ) e E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.(Êxodo 12:8-10) essa era a: "Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor."(Êxodo 12:11). Era uma festa para os Judeus, para celebrarem a saída do Egito. O próprio Cristo celebrou a pascoa e foi uma dessas ocasiões que ele foi traído "E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair." (Mateus 26:23). O Senhor aos seus doze, na famosa, Ultima Ceia, Delcara o sentido da pascoa "E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim." (Lucas 22:19). A igreja primitiva continuou como a prática da ceia, "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos dos Apóstolos 2:42).
Durante a Idade Média em especial no Reinado de Carlos Magno( 742-814), a "Santa Igreja" passou a adotar liturgia, ritos e práticas do Antigo Testamento, europeizando os ritos judaicos, a pascoa tornou-se um misto de ritos, bárbaros, judaicos e cristãos.
Paulo escreve a igreja de Corinto e explica o "Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.(1 Coríntios 11:22-25). A Ceia é a festa do amor, da comunhão, para os cristãos seria a celebração da libertação, ou a festa do livramento (sentido da pascoa), onde o cordeiro (Cristo) morre pela humanidade. O sentido da pascoa mudou na Idade Média com a proibição do comer carne, a implementação da hóstia, ou (pão azímo católico), nos dias atuais ganhou um sentido comercial (sempre teve, mas ampliou-se). O Coelho, o chocolate, a ceia, os gastos, todos esses símbolos tiram o verdadeiro sentido e o valor da pascoa.
Então como aproveitar a pascoa (semana santa)? deve ser extinta ? Não! Vamos aproveitar, já que é feriado, e paira uma esfera de cristianismo, reflitamos e aproveitemos a pascoa, celebrando não como judeus, nem como católicos, "Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência." (1 Coríntios 10:25). Aproveite para pensar sobre a morte de Jesus, sobre sua ressurreição, sobre o verdadeiro Cordeiro de Deus. Coma chocolate, coma peixe, carne, mas sem propósito de se "santificar". Aproveitar a pascoa de verdade é reconhecer de coração, o sacrifício do Cordeiro de Deus (através de sua morte) para nos livrar do pecado "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16). Esta é a pascoa do Senhor. Boa "Semana Santa"!