quinta-feira, 10 de abril de 2014

A saudade de Jacó







A bíblia conta que desde o nascimento, Jacó e seu irmão brigavam no ventre da mãe,(E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gênesis 25:23). Sempre houve entre eles diferenças, Jacó  era mais caseiro, homem de tendas, não seria talvez um bom partido para os moldes de homem da época, ele gostava de ficar em casa, talvez na companhia da mãe(E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. Gênesis 25:27). Já Esaú era o contrário, homem forte, caçador, que poderia defender o lar, talvez o exemplo de homem para o ideal masculino da época. Essas impressões nos dariam uma imagem de um Esaú forte e um Jacó fraco, talvez seríamos injustos se não percebêssemos algumas particularidades entre eles. Enquanto Esaú caçava, Jacó bem ou mal tinha tempo para pensar e quando o caçador chega faminto, Jacó está a cuidar de um belo guisado (E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; Gênesis 25:29) que para um faminto seria o alívio ou sua desgraça. Essa sena mostra-nos duas coisas, Jacó homem astuto e inteligente, Esaú forte e displicente ao ponto de desprezar o direito de primogenitura. 
Esaú continua caçando e Jacó talvez, pensando em sua tenda. Até que sua mãe ouve algo que poderia interessar ao seu protegido (E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Gênesis 27:5). Jacó mesmo temendo o seu irmão "forte", resolve realizar  o plano que sua mãe tinha em mente. Assim o fez e seu irmão o jura de morte, (E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão. Gênesis 27:41) e para que isso não ocorra Jacó foge para as terras de seus antepassados, para a terra de Labão.
Jacó levou vinte anos na terra de seu tio, Deus foi com ele e o abençoou muito. O que ele mais queria era se dar bem, ter renda, não ser conhecido como o menino das tendas, mas o homem forte, e agora ele volta forte, cheio de bens, mas isso não o interessa tanto assim, ele tem um irmão, e isso é o que importa, ficaram longe por vários anos, ele que simplesmente vê-lo. 
Jacó o traiçoeiro quer ver seu irmão, sofre com a saudade, e de presente, o avarento Jacó insiste em doar presentes a Esaú,(Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim. Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou. Gênesis 33:10-11) ele precisa pagar a dívida com seu irmão. Depois de homem, pai e dono de casa Jacó é outro, agora ele pode ser chamado de Israel,(E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel. Gênesis 35:10) sua honra não está em ser o rico, mais o escolhido de Deus, seus bens são algo a mais, todavia seu família é o mais importante.
Jacó sente saudade de Esáu, Ele foi o escolhido de Deus, Ele é o homem da promessa, o homem escolhido para que de sua linhagem viesse o Cristo, mas em momentos, longe de sua família, era melhor morrer com honra pedindo perdão ao seu irmão que morrer longe dele, Jacó sentia saudade.
Poderíamos tirar várias lições desse texto. É riquíssimo! Contudo vejo um homem rico, próspero, cheio de filhos e de honra mas longe de sua terra, sem o perdão do irmão. O texto tem um momento de extrema importância  quando Jacó é perdoado pelo seu irmão e principalmente quando ambos enterram seu pai* num exemplo de total união.
As vezes reclamamos tanto de nossos parentes, de nossa família mas a distância e ausência nos mostra  que há algo de muito valor, mais que prata e ouro... Valorize sua família.
(Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8)